Tecnologia Deficiente Visual
Escreva subtítulo aqui

Reglete e punção

A reglete, um dos recursos utilizados por alunos com deficiência visual, tem como função o aprendizado da escrita Braille. Na Figura 1, temos uma reglete confeccionada em madeira. O dispositivo utilizado por Louis Braille consistia numa prancha e uma régua com duas linhas com janelas correspondentes às celas braile. Essas janelas se encaixam na prancha pelas extremidades laterais. Para escrever, o papel é introduzido entre a prancha e a régua. Para escrever, o deficiente visual pressionava o papel com o punção, obtendo assim os pontos em relevo

Sorobão

Outro recurso utilizado no universo da deficiência visual é o sorobã ou ábaco, voltado para o ensino de Matemática. É um aparelho de cálculo de procedência japonesa, adaptado para o uso de deficientes visuais. Tem aceitação muito grande devido aos seguintes fatores:

•as contas são realizadas com grande rapidez;

•tem baixo custo

•possui grande durabilidade.

Máquina Braile

A máquina Braille é utilizada para transcrever textos para o Braille, podendo ser utilizadas por videntes que conheçam o método ou por pessoas com deficiência visual.

Bengala

Bengala toda dobrada
Bengala toda dobrada

Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi.

Ea commodi consequatur quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur vel illum qui dolorem eum fugiat quo voluptas nulla.

Piso Tátil de Bolinha

Piso Tátil de bolinha cinza escuro
Piso Tátil de bolinha cinza escuro

 Ele exerce a função de alertar as pessoas sobre possíveis obstáculos que possam estar à sua frente, como rampas, início e términos de escadarias, portas de elevadores, degraus, postes, orelhões e qualquer outro tipo de desnível que possa estar no chão.

Piso Tátil Direcional

Piso tátil Direcional, cor vermelho
Piso tátil Direcional, cor vermelho

O tipo direcional de piso tátil para deficiente visual é formado por um conjunto de linhas contínuas e age como um tipo de guia, com o qual os deficientes visuais e pessoas de baixa visão podem andar com autonomia e segurança até chegar ao destino desejado com precisão.


Placa Tátil

Placa Tátil acrílico em alto relevo e Braille. Para sinalização de portas diversas. 1 palavra. Ex.: Auditório.
Marca: Acrílico Tátil
Material Fabricado: Acrílico
Medida: 20x8cm
Cores das letras em Alto Relevo: Branco, Preto, Azul, Vermelho, Amarelo ou Verde.
Cor do ponto Braille: Branco, Preto, Dourado, Cristal ou Prata
Fundo placa: Branco, Preto, Azul, Verde, Vermelho ou Cristal.
Fixação: Fita dupla face 3M

Alarme Audiovisual Sem Fio (Wireless) 

Alarme audiovisual sem fio para sanitário acessível, visa disponibilizar que pessoas com deficiência, possam pedir auxílio em caso de necessidade e emergências.

DOSVOX Sistema para Deficientes Visual

Imagen comfundo preto, letra em branco escrito DOSVOX
Imagen comfundo preto, letra em branco escrito DOSVOX

O Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem nos últimos anos se dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.

Segue link para baixar:

http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm#completo