Filmes
Escreva subtítulo aqui

Filmes sobre Pessoas com Deficiência

História de lutas e Superação

E SEU NOME É JONAS

E o seu nome é Jonas nos conta a historia de um garoto que enfrenta varias dificuldades com sua família por ser surdo. O... Filme começa com o pequeno Jonas em um hospital para deficientes mentais, no qual ele estava internado de maneira errada por longos três anos. Posteriormente entenderem que seu diagnóstico estava equivocado, e que de fato era surdo, ele sai da instituição e volta a conviver com a família em sua casa. Ao chegar em casa, as barreiras na comunicação começaram a ficar...

Nada que eu ouço

Laura e Dan Miller estão muito bem casados, assim como seus melhores amigos, há muitos anos. Porém, o relacionamento do casal começa a mudar quando seu único filho, Adam, perde a audição com quatro anos de idade. Laura, que é surda, vê essa ocorrência como um problema menor, algo que ela tem tratado durante toda a sua vida. Dan, por outro lado, começa a criar expectativas sobre a cirurgia de Implante Coclear, pois na percepção dele, seu filho poderia recuperar a audição e viver uma vida mais normal. A cirurgia, na realidade, tem os seus prós e contras. Laura é totalmente contra e deixa isso bem claro. O casal deve encontrar uma maneira de consertar suas diferenças e tomar a melhor decisão para o futuro de Adam.

Mr. Holland - Adorável Professor

Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

Sou Surda e Não Sabia

Por anos, Sandrine não sabia que era surda de nascença. Filha de pais ouvintes, frequentou a escola regular, e lá se perguntava como os outros compreendiam o que a professora estava tentando transmitir. O documentário olha para a questão da surdez pela perspectiva de Sandrine e sua história verídica. O filme ainda levanta a discussão sobre a conveniência do implante coclear, da oralização de crianças surdas e da língua dos sinais.

Ferrugem e Osso

Distante e linda, Stéphanie parece inatingível, mas Ali, franco e direto, consegue deixar o seu número de telefone com ela. Stéphanie é treinadora de baleias orca, em Marineland. Quando uma apresentação termina em tragédia, um telefonema os junta mais uma vez. Quando Ali volta a se encontrar com Stéphanie, ela está presa a uma cadeira de rodas, por ter perdido ambas as pernas e algumas ilusões. Stéphanie passa a depender da força física de Ali e ele, por sua vez, passa a admirar a força de vontade de Stéphanie. E Stéphanie volta a querer viver. À medida que a história de vida dos dois começa a se encontrar e a se separar, eles entram em um universo onde a beleza, a juventude e o sangue são considerados produtos, mas no qual a confiança, a verdade, a lealdade e o amor não podem ser comprados ou vendidos e a coragem aparece de várias formas

Espíritos Indômitos

Ken Wilcheck (Marlon Brando) é um ex-combatente que ficou parapégico. Ele tenta se adaptar à vida civil mas, como os seus companheiros que também ficaram paralíticos, se sente marginalizado, apesar de ser apoiado por Ellen (Teresa Wright), sua noiva.

Amargo Regresso

Em 1968, Bob Hyde (Bruce Dern), um oficial do exército americano, embarca para o Vietnã. Sally (Jane Fonda), sua mulher, vai trabalhar em um hospital de veteranos e lá se apaixona por Luke Martin (Jon Voight), um soldado que ficou paraplégico na guerra do Vietnã. A trama se desenvolve até que, quando a verdade revelada, as conseqüências se tornam dramáticas para todos os envolvidos.

Carne trêmula

Victor, um entregador de pizzas, estava discutindo com Elena, que ele conheceu há alguns dias, mas ela se alterou e agora não quer mais saber dele. O tumulto acaba atraindo dois policiais, o mais jovem chamado David, e o mais velho chamado Sancho. Uma arma dispara acidentalmente... Quatro anos mais tarde, David em uma cadeira de rodas é um astro do basquete e está casado com Elena. Victor, que está preso, é colocado em liberdade e seus destinos começam a se cruzar novamente.

Nascido em 4 de Julho

Ron Kovic (Tom Cruise) é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada (Kyra Sedgwick) e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos Estados Unidos é recebido como herói, mas logo se vê confrontando com a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo aqueles considerados heróis de guerra. Ron decide então se juntar a outros para lutar pelos seus direitos, agora negados pelo país que os enviara para a guerra.ara a guerra.

O Óleo de Lorenzo

Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

O Homem Elefante

A história de John Merrick (John Hurt), um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado até então, tendo 90% do corpo deformado. Exibido como monstro em circos e considerado débil mental pela sua dificuldade de falar, é salvo por um médico, Frederick Treves (Anthony Hopkins). No hospital Merrick se libera emocionalmente e intelectualmente, além de mostrar ser uma pessoa sensível ao extremo. Sra. Kendal (Anne Bancroft), uma grande atriz, torna-se sua amiga e até a coroa britânica sensibiliza-se com o caso.

Uma Janela para o céu

Jill Kinmont (Marilyn Hassett) é uma jovem de 18 anos que vive nos Estados Unidos de 1955. Ela se revela como um grande talento no esqui, e todos apostam que a menina ganhará os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956. Mas acontece um acidente, e Jill quase morre depois de uma perigosa queda na neve. Ela não perde a vida, mas fica paralisada do pescoço para baixo, e impedida de praticar esportes para sempre. Jill começa então a enfrentar outra batalha: Reaprender a viver, agora com uma deficiência grave. Para isso ela terá que contar com o apoio de familiares, pais e amigos.

Johnny vai à guerra

Um soldado americano é atingindo no último dia da I Guerra Mundial. Joe (Timothy Bottoms) está deitado em uma cama de hospital e se dá conta que perdeu seus braços, pernas, olhos, nariz e boca. Ele relembra momentos de sua vida, mas não pode distinguir se está em um sonho ou se está acordado. Um dia ele encontrar uma alternativa para se comunicar com as pessoas que cuidam dele.

Meu pé esquerdo

Christy Brown (Daniel Day-Lewis), filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle deste único membro ele torna-se escritor e pintor.

Os melhores anos das nossas vidas

Após a Segunda Guerra Mundial, os soldados sobreviventes, alguns com deficiências físicas, retornando para os Estados Unidos. Embora inicialmente tratados como heróis, de volta em breve para começar a ser marginalizados. Dispostos a recomeçar a vida, os três veteranos vão ter de conciliar os traumas de guerra e vencer o difícil período de readaptação com suas famílias e antigos empregos.

Mar adentro

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

Murderball - Paixão e Glória

Um documentário sobre a superação através do esporte de pessoas paraplégicas que encontram um novo sentido para a vida. Em cadeiras especiais a lá "Mad Max", jovens com restrições de movimento nas pernas e braços se enfrentam em quadras de basquete em duelos poderosos. Paralelamente vemos as lutas individuais dos protagonistas: um jovem que busca redenção com o acidente que o feriu, um jogador aposentado que passa a treinar o time do Canadá e é visto como traidor pelos americanos, e um jovem recém incapacitado que busca esperança no esporte. Temas como sexualidade e convivência com a sociedade também são abordados, à medida que entendemos que sobre as rodas vivem seres humanos dignos e capacitados.

As Sessões

conta a história de um homem que viveu a maior parte de sua vida em um pulmão de ferro e está determinado - aos 38 anos - a perder sua virgindade. Com a ajuda de seu terapeuta e a orientação de seu padre, ele se propõe a tornar seu sonho uma realidade.

Gaby - Uma História Verdadeira

Gabriela Brimmer, poeta e escritor, nasceu com paralisia cerebral que impedia qualquer movimento ou expressão, exceto aqueles feitos com o pé esquerdo, ele foi treinado para ser capaz de se comunicar com ele digitando em uma máquina de escrever. Ela começou a usar esses movimentos para se comunicar e conseguiu se tornar uma reconhecida escritora e poetisa. Ainda assim descobre-se para o amor. Baseado na história verdadeira de Gabriela Brimmer.

A música e o silêncio

Desde a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos, ajudando-os a se comunicar com o outros. Já crescida, ela demonstra grande talento musical. É quando surge um dilema em sua vida pois, se quiser abraçar uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim.

O País dos Surdos


O diretor Nicolas Philibert retrata as curiosidades, sensibilidades, dificuldades e alegrias de ser surdo, oferecendo através de pessoas de várias idades a superação diária e os desafios de se comunicar através de um sistema específico que envolve o olhar e o tato.

Dançandono escuro

Selma (Björk) é uma imigrante tcheca, mãe solteira que trabalha numa usina têxtil no norte rural dos Estados Unidos. Ela vive numa caravana com seu filho Gene, de 12 anos. Seu único alento está na paixão pela música e pelos números de canto e dança dos musicais hollywoodianos. É assim que ela trapaceia a realidade, misturando esses musicais à sua própria vida dura e trágica. É desta forma também que ela esconde de todos um triste segredo; está perdendo a visão, dia após dia. Ela é capaz de lidar com sua cegueira, mas não quer que seu filho Gene, condenado geneticamente ao problema de visão tenha o mesmo destino. Assim, luta para conseguir o dinheiro suficiente para pagar uma cirurgia ao garoto. Quando um vizinho desesperado a acusa, falsamente, de roubar suas economias, o drama de sua vida se encaminha para um trágico final, nesta deslumbrante viagem de imagens e sons.

Tortura Silenciosa

No Museu Prentice, após assassinar uma segurança, Tim Washington (Billie Worley) rouba uma moeda cunhada por Alexandre, o Grande, de valor inestimável. Mas antes de ser preso Tim tem de deixar a moeda com um repórter, Mickey O'Malley (John C. McGinley), que investiga o caso. Vendo que também será preso, Mickey a esconde no bip de uma deficiente auditiva, Jillian Shanahan (Marlee Matlin), sua preparadora física, que não imagina que porta a moeda mais valiosa do mundo. Ela passa a ser perseguida pelo detetive Brock (Martin Sheen), que deseja a moeda para si para "complementar sua aposentadoria".

NUNCA É TARDE

Emily Blair é uma jovem rica que sofre de surdez, o Dr. Vance é um médico de origem muito humilde que tenta curá-la.

Cop Land - Terra de tira

Em virtude do seu modo gentil, um homem meio surdo (Sylvester Stallone) que nunca conseguiu ser um policial em Nova York, foi eleito xerife de um pequeno vilarejo em Nova Jersey, onde moram vários policiais. É lá que o pacato guardião da lei vai tomando consciência da rede de corrupção e assassinato que envolve alguns dos mais sérios moradores da região.

Castelo de Gelo

Alexis é uma patinadora que sonha em ganhar uma competição e ser famosa no esporte. Quando um treinador resolve investir em sua carreira, ela deixa para trás a família e o namorado para perseguir o seu sonho, porém, um terrível acidente tira sua visão, e seus planos parecem arruinados. Para vencer os desafios ela conta com a ajuda de seu namorado.

Black

Michelle McNally (Rani Mukherjee) é uma garota que perdeu a visão e audição alguns meses depois do seu nascimento e passa a viver em um mundo negro onde está isolada na escuridão de sua própria existência, presa por sua incapacidade de ver, ouvir e se expressar. Seus pais desesperados com a situação da sua filha contrata o professor Debraj Sahai que é idoso e alcoólico e que trabalha com surdos e cegos e têm métodos pouco convencionais para ensinar seus alunos, porém sempre visando benefícios a longo prazo. Muitos anos depois, Michelle já aprendeu bastante, tornando-se mais relaxada e expressiva, e é capaz até de dançar e habilmente, por sinal. Debraj convence o diretor de uma universidade para conceder-lhe uma entrevista e ela passa, tornando a primeira pessoa surda-cega a estudar naquela universidade. Infelizmente nem tudo são flores! Debraj desenvolve a doença de Alzheimer e lentamente, ele se esquece de tudo, incluindo todas as palavras e seus significados.

Intocáveis

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

A Primeira Vista

Amy apaixona-se por Virgil, que há dois anos ficou cego. Através de um tratamento experimental ele recupera a visão e passa a se relacionar com o mundo exterior de uma nova forma.

Descrição da imagem: os protagonistas do filme Virgil que tem deficiência visual e Amy. Virgil está tocando o rosto de Amy

Belinda

Dr. Robert Richardson, um médico idealista, chega a um pequeno vilarejo de pescadores, na Nova Escócia. Lá, em companhia de seu pai e de sua tia vive uma moça surda chamada Belinda. Logo ao chegar, Dr. Richardson se interessa por Belinda, a quem procura ensinar a leitura de lábios e a língua de sinais. A despeito da inicial resistência do pai e da tia, Belinda rapidamente aprende como se comunicar com as pessoas, despontando, assim, um novo mundo para ela.

Descrição da imagem: os personagens principais conversam entre si. Os três estão de pé, de frente para o outro.

Frida

A história se passa desde a adolescência até a sua morte. A dor e a tragédia acompanharam Frida por muitos anos. Na infância, a poliomielite lhe deixou uma das pernas mais curta; na adolescência, um acidente de ônibus, em 1925, que por pouco não a matou, lhe rendeu fraturas e uma série de cirurgias ortopédicas mal sucedidas. Foi casada com Diego Rivera, renomado artista, com o qual mantinha um relacionamento aberto.

Vale a pena conferir esta linda obra sobre Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística do México.

De porta em Porta

"De porta em porta", conta a história de superação de Bill Porter, um vendedor que tem paralisia cerebral.

Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick)

.

Cegos, Surdos e Loucos

A comédia de 1989 conta a história de Wally, que é cego, e Dave, que é surdo. Um dia, ao presenciarem um assassinato em frente à banca de jornal onde trabalham, são presos pela polícia.

Aproveite para dar boas risadas!

A Família Belier

Paula é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade, porém, sua família tem algo diferente: seu pai, sua mãe e o irmão têm deficiência auditiva, e é Paula quem traduz a língua de sinais da família. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?

Simples como Amar

Uma comédia romântica que aborda a deficiência intelectual de forma delicada e positiva. Carla Tate é uma moça de 24 anos, com leve deficiência, e, ao se apaixonar pela primeira vez, desafia a mãe para provar que ela tem capacidade de ser uma mulher adulta responsável, que merece amar e ser amada. Em sua jornada de autodescobrimento, Carla e o namorado encontrarão suas próprias soluções para alguns dos maiores desafios da vida e provarão que, às vezes, uma vida simples pode ser extraordinária.

Foto: A personagem principal do filme, jovem de cabelos curtos e escuros, recebe um beijo na bochecha de seu namorado também jovem de cabelos encaracolados e castanhos.

Perfume de Mulher

Frank Slade um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms, um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco de si.

Rio, Eu te amo

A produção reúne 10 histórias, entre elas, 2 que tratam do tema deficiência. Uma delas é intitulada "Texas" que conta a história de um pugilista que após sofrer um acidente perde um braço e sua esposa fica paraplégica.

A história traz uma reflexão ao público de como é a vida da pessoa com deficiência.

Vale a pena conferir!

Soul Surfer

O filme "Soul Surfer" conta a história de uma premiada surfista que, ao ser atacada por um tubarão, perde o braço esquerdo e se vê diante da possibilidade de não poder mais surfar. A jovem, com o apoio de seus pais, decide vencer as dificuldades.

Veja como termina essa incrível história de superação.

O Escafandro e a Borboleta

Jean-Dominique Bauby, interpretado pelo ator Mathieu Amalric, tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda lúcido, sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe restou no corpo é o do olho esquerdo. Com o passar do tempo e sem aceitar esse destino, aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória. Vale a pena conferir esta linda dica

Um minuto pode mudar tudo

O filme conta a história de Bec, uma moça que consegue um emprego para ser cuidadora de Kate, que sofre de uma doença degenerativa que a limita em suas atividades do dia a dia. Com a ajuda de Bec, uma jovem que praticamente é considerada sem futuro, consegue voltar a ver as coisas boas que a vida pode trazer e que as limitações não a impedem de ser feliz.

Uma lição de Amor

Conta a história de Sam Dawson, um homem com deficiência mental que cria sua filha com a ajuda de seus amigos. Porém, assim que a garota completa sete anos e começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, a situação chama a atenção de uma assistente social que quer a menina internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele.

Anita

Conta a história de uma jovem com síndrome de Down que tem sua vida transformada após um atentado no local onde mora e fez com ela se perdesse de sua mãe, tendo assim, que aprender a cuidar de si mesma e ajudar outras pessoas

Os Melhores dias de nossas vidas

Dois amigos de estilos divergentes, mas muito próximos, assim é Rory O'Shea típico jovem descompromissado com a vida e com as pessoas, fala o que pensa e não se importa se vai magoar alguém. Já Michael, possui o lado oposto do amigo: vive uma série de impossibilidades, a base de regras e convenções. Porém, tem algo muito em comum: dependem do ser humano, pois, Rory é tetraplégico e Michael tem paralisia cerebral.

Vale a pena assistir essa história que apresenta profundas reflexões!

Cordas

Consagrado com o Prêmio Goya de 2014, o curta animado "Cordas" vem emocionando crianças e adultos ao redor do globo. O filme narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A pequena, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste e faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar.

Um momento pode mudar tudo

Aqui é onde o seu texto começa. Basta clicar e começar a escrever. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi.

Ea commodi consequatur quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur vel illum qui dolorem eum fugiat quo voluptas nulla.

Rain Man

Charlie Babbitt (Tom Cruise) espera receber uma grande herança após a morte de seu pai, que ele não via há anos. Mas Raymond (Dustin Hoffman), seu irmão mais velho, internado em uma instituição médica, alguém cuja existência Charlie ignorava até então, é quem recebe toda a fortuna. Raymond é autista com habilidades mentais seriamente limitadas em algumas áreas, mas com capacidade de gênio em outras. Quando Charlie rapta Raymond, a longa e maluca viagem atravessando o país, rumo a Los Angeles, ensina a ambos algumas lições sobre a vida.

Sempre Amigos

Maxwell Kane (Elden Henson) é um garoto de 14 anos que tem dificuldades de aprendizado e vive com seus avós desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, morta pelo marido. Quando Kevin Dillon (Kieran Culkin), um garoto que sofre de uma doença que o impede de se locomover, se muda para a vizinhança eles logo se tornam grandes amigos. Juntos vivem grandes aventuras, enfrentando o preconceito das pessoas à sua volta. 

O Piano

O longa é estrelado pelas atrizes Holly Hunter e Anna Paquin (que aos 11 anos foi a atriz mais jovem a ganhar um Oscar) aborda a história de Ada McGrath uma mulher com deficiência auditiva que se muda com a filha Flora, para a Nova Zelândia, devido a um casamento arranjado ela deixa sua terra natal, a Escócia. A vida nas florestas densas de uma ilha ao sul da Nova Zelândia e o relacionamento com seu marido Stewart não são o que ela esperava. Quando Stewart vende o seu amado piano para seu vizinho, George, ela sofre muito. George diz que pode lhe devolver o piano se ela o ensinar a tocar. A princípio Ada ignora George, mas lentamente o relacionamento deles se transforma, levando-os a uma situação perigosa. As tais aulas de piano vão se tornando encontros e os dois acabam descobrindo o verdadeiro amor.

Sei que vou te Amar

Thomas Mollisson é um jovem de 16 anos. Seu irmão mais velho, Charlie, tem autismo e TDAH e o funcionamento de toda sua família gira em torno de lhe oferecer um ambiente de vida seguro. Ao se mudar para uma nova casa e uma nova escola, Thomas conhece Jackie Masters e começa a se apaixonar por ela. Quando sua mãe fica confinada à cama devido à gravidez, Thomas então assume a responsabilidade de cuidar de seu irmão, o que pode custar a sua relação com Jackie, especialmente quando isso desencadeia um violento confronto na família em sua festa de aniversário, que leva o garoto a uma viagem emocional repleta de frustrações e angústias. Vale a pena conferir!

Adam

História de um rapaz com Síndrome de Asperger apaixonado por astronomia que, após a morte do pai, passa a morar sozinho. Tem um único amigo para apoiá-lo, Harlan. O filme trata do seu relacionamento com uma nova vizinha, a professora Beth. Opostos e atraídos um pelo outro, eles encaram o desafio, superam as diferenças e os medos e iniciam uma bela relação.

Um elo de Amor

Jimmy é um jovem autista que às vezes não compreende tudo que acontece ao seu redor, entretanto, possui uma memória fantástica da qual seu pai se utiliza, para livrar um cliente da prisão, o que desencadeia drásticas consequências. A ingenuidade do menino o coloca em grandes apuros, mas o incentivo do avô e o afeto da madrasta abrem um caminho de esperança para Jimmy. Apesar de vencer diversos traumas, ele fica aflito ao se deparar com seu maior medo. Vale a pena conferir!

A História de Brookle Ellison

O curta metragem baseado em uma história real, é sobre uma garota chamada Brooke Ellison que aos 11 anos foi atropelada e após passar dias inconsciente, desperta e descobre que ficou tetraplégica. Mas sua incansável vontade de viver e se superar não só a leva de volta à escola como também à universidade, onde se forma com louvor. Com o apoio da família e amigos, principalmente de sua mãe, ela tentará romper barreiras consideradas intransponíveis para as pessoas na sua condição.

Querido Frankie

Frankie é um garoto surdo de nove anos que vive com sua mãe, Lizzie, com quem segue de um lado para outro, mudando frequentemente de casa numa tentativa dela em fugir do marido e da família dele. Tentando proteger Frankie da verdade que envolve sua primeira infância, os motivos de sua surdez e a ausência do pai em sua vida, sua mãe escreve cartas para o filho em nome de seu pai, dizendo que ele trabalha a bordo do um navio e que passa por terras exóticas. Porém o que Lizzie não contava era que logo o navio em que o "pai" trabalhava estaria aportando no lugar em que estão. Para evitar o sofrimento de Frankie ela contrata um desconhecido para se fazer passar pela figura paterna. Vale a pena ver o final dessa história!

Oitavo Dia

A história retrata o cotidiano de dois personagens: o primeiro, Georges com síndrome de Down e o segundo, Harry um homem vivendo o cotidiano com rotinas diárias. Paralelamente a isso, os personagens enfrentam problemas familiares como divórcio, desapego, amores não correspondidos e profissionais. O filme retrata uma profunda reflexão sobre erros e preconceitos. Mostra também como a vida pode ser simples e porque nunca devemos desistir. O momento chave do filme é quando Harry percebe em Georges sua simplicidade e, também, sua pura e excessiva inocência em ver a vida, da forma que , talvez, Georges nunca percebesse. Vale a pena conferir esta linda amizade!

O Segredo de Beethoven

A história remonta de forma ficcional os últimos dias de vida do maestro Ludwig Van Beethoven. Às vésperas da première da sua Nona Sinfonia, ele precisa de alguém para copiar suas partituras. Anna Holtz, uma jovem de 23 anos, ajuda o compositor não apenas a terminar sua obra, como também a apresentá-la a uma grande audiência, na qual estavam presentes o alto clero e a coroa vienense. Como perdera sua audição desde os 20 anos, Beethoven mal conseguia ouvir o que estava sendo tocado. Anna se esconde entre os músicos e serve de ouvido para seu mestre. Vale a pena conferir o restante!

O Encantador de Cavalos

O filme conta a história da adolescente Grace, que sofre um acidente quando andava a cavalo e perde uma perna. O cavalo também fica muito ferido, e querem sacrificá-lo, mas a mãe da jovem o leva a um especialista em cavalos com a esperança de que ele ajude a curar as feridas, tanto da filha quanto do animal. Assim, ela deixa o marido em casa, põe a filha no carro, o cavalo em um trailer e viaja para conhecer o especialista, esperando que ele ajude a curar algumas feridas internas, tanto da sua filha quanto do animal. O processo de recuperação é lento, mas após algum tempo os resultados começam a aparecer e paralelamente a editora e o especialista em cavalos se apaixonam. Confira essa super dica e depois conta para a gente nos comentários o que achou do filme

O Presente

O filme conta a história de um rapaz, agarrado ao videogame, que recebe como presente um cachorrinho que não tem uma pata. Primeiro, os dois não se entendem, porque ele o rejeita pela sua deficiência física, mas depois o cãozinho conquista o coração do dono, que também não tem uma perna e uma linda amizade nasce. The Present é baseado numa pequena tira cómica do brasileiro Fabio Coala. Não perca

O Jogo Cego

Descrição da imagem #PraCegoVer: em um fundo preto, a frase "Você não precisa ver absolutamente nada das imagens do filme para poder entender como tudo está ocorrendo.", de autoria de Júlia Vítor Freire, de 13 anos. No canto inferior direito da figura, o logotipo do filme, com letras brancas e em Braile.

O Reencontro

O famoso escritor Monte Wildhorn, que possui deficiência física, resolve mudar o rumo de sua vida de uma vez por todas e para começar ele se muda para uma pequena cidade. Lá, ele é tratado como celebridade, mas faz questão de se manter ranzinza e recluso. Até que um dia, ao atender o pedido inusitado de uma bela vizinha, seu entusiasmo pela vida, pela literatura e seu humor são despertados novamente. O filme nos lembra que nunca é tarde para recomeçar. A vida sempre pode nos dar uma nova chance, um novo começo, ou como acontece no filme, um novo reencontro com a vontade de viver.

Meu Pai, Meu Herói

Julien tem paralisia cerebral e, como todos os adolescentes, sonha com grandes aventuras e emoções. Para realizar um dos sonhos, ele convence o pai a competirem juntos no triathlon "ironman", uma das provas mais difíceis do circuito mundial. Treinando para o evento, o jovem tem a chance de reconstruir a relação com o pai, transformando a vida de toda a família. Baseado numa história real.

Eterno Amor

Mathilde é uma garota órfã, que mora com tios numa pequena cidade litorânea da França. Ela tem deficiência física, em virtude da poliomielite adquirida na infância. Mas a deficiência nunca foi obstáculo para impedi-la de correr atrás de seu amor e não mediu esforços para conseguir o que realmente desejava. Após o fim da primeira guerra mundial, ela aguarda notícias sobre Manech, seu noivo. Ela descobre que Manech fez parte de um grupo de cinco soldados que, individualmente, provocaram a sua própria morte, para que deixassem a frente de batalha da guerra. Apesar de todos serem considerados mortos pelo exército francês, Mathilde acredita que Manech está vivo e inicia, por conta própria, uma busca por pistas que confirmem isso. Vale a pena conferir.

Simples como Amar

Após passar anos em uma escola preparatória que frequentou desde pequena, a jovem Carla Tate, que tem deficiência intelectual, sonha viver de forma independente e ao mesmo tempo se libertar da mãe superprotetora. Quando se apaixona pela primeira vez, Carla desafia a mãe para provar que, apesar das aparências, ela tem capacidade de ser uma mulher adulta responsável, que merece amar e ser amada. Vale a pena conferir!

O Colecionador de Ossos

Tetraplégico e ex-perito criminalista, Lincoln Rhyme se une a uma policial novata, Amelia Donaghy, para investigar os crimes de um serial killer. Rhyme está imobilizado em uma cama e é assistido por uma enfermeira, mas se comunica com Amelia por telefone enquanto ela examina os vários locais dos crimes, em busca de pistas e rastros que coleta e relata a seu parceiro. Descrição da imagem: os personagens, Lincoln Rhyme e Amelia Donaghy conversando. Ele está na cadeira de rodas com um presente no colo e ela está sentada em um sofá com duas taças de champanhe. Outros dois homens os observa

.

Um Certo olhar

Durante uma viagem, Alex dá carona a Vivienne, mas acabam se envolvendo em um terrível acidente de carro, causando a morte da garota. Atormentado pela culpa, Alex resolve procurar a mãe de Vivienne, Linda, que é autista. Enquanto eles tentam lidar com suas perdas, Alex se envolve com a vizinha de Linda. Um Certo Olhar é um filme sobre confiança, aceitação e o poder da amizade nas mais diversas formas.Descrição da imagem: Os personagens Alex e Linda estão jogando em uma mesa ao redor de uma sala. Ele está sentado no sofá e ela está no chão.

Os Filhos do Silêncio

História comovente e sensível sobre a relação entre professor e sua aluna surda. Sarah, a protagonista, cada vez mais se retrai em seu mundo particular e com a ajuda de seu professor, ela consegue se aproximar daqueles que a cercam. Descrição da imagem: a protagonista do filme, Sarah, que tem deficiência auditiva, dançando. Ela está com os olhos fechados e as mãos para cima.

Um Amigo Inesperado

A história se passa com Kyle Gram que tem autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele até que o garoto ganha um cachorro e o batiza com o nome de Thomas. O cão faz com que os pais consigam criar uma relação com o filho. Vale a pena conferir!

A culpa é das Estrela

Hazel é uma jovem de 16 anos que sofre de câncer na tireóide. Sua mãe insiste que a filha vá a uma reunião de um grupo de apoio de jovens com câncer. Lá ela conhece Augustus - ou Gus, um jovem jogador de basquete que perdeu uma perna para o osteosarcoma. Hazel é contagiada por Augustus, que vê o mundo e as coisas ao redor dela de maneira super otimista. Prepare os lencinhos!

Vermelho como Céu

filmes sobre deficiência para que você possa assistir no final de semana. A dica é o filme "Vermelho como o céu", que conta a história de um jovem de dez anos apaixonado pelo cinema, que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou, é transferido para um instituto para pessoas com deficiência visual. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana. Descrição da imagem: Personagem do filme, que tem deficiência visual, olhando e com as mãos em um gravador.

A Linguagem do Coração

Baseado em uma história real, Marie Heurtin (Ariana Rivoire) é uma moça que nasceu cega e surda. Vivendo em seu próprio mundo, sem conseguir se comunicar, o pai dela a manda para um internato. Lá a jovem conhece Marie Margueritte (Isabelle Carré), uma freira que resolve adotar a menina como se fosse uma filha. Ganhando a confiança de Marie Heurin e usando da sua fé, a freira a ensina como se expressar, apesar das suas limitações.Descrição da imagem: As protagonistas do filme, juntas. A menina com deficiência visual, ao lado da freira. Ambas estão sentadas em um gramado, de mãos dadas.

Loucos de Amor

Conta a história de romance sobre dois autistas (Donald Morton e Isabelle Sorenson). Donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte, que adora os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com números. Como muitas pessoas com essa deficiência, ele gosta de padrões e rotinas. Mas quando a bela mas complicada Isabelle se junta ao seu grupo de apoio aos autistas, sua vida - e seu coração - viram de cabeça para baixo. Descrição da imagem: casal autista, personagens do filme estão sentados em um banco. Ela está olhando para ele e ele está olhando para o alto

.

Janela da Alma

No documentário, pessoas relatam como lidam com a deficiência visual. As histórias abordam um olhar mais sensível e menos ligado diretamente com o aspecto exterior, sugerindo que a sociedade, mesmo vendo, deixou de enxergar o que é visível aos olhos. Vale a pena conferir

Amy uma vida pelas crianças

Após a morte de seu filho, Amy deixa seu marido para se tornar professora em uma escola para crianças com deficiência. Descobrindo uma nova razão para viver, ela se dedica a ensinar crianças surdas a falar, ao mesmo tempo em que elas a ensinam o verdadeiro sentido do amor.

Descrição da imagem: As personagens principais estão juntas. Uma do lado da outra.

A cor do Paraiso

Ohammad tem 8 anos e é aluno numa escola para cegos em Teerã. Com a chegada das férias, ele espera passar algum tempo com as irmãs, a avó e o pai no vilarejo onde mora a família. Viúvo, o pai encontra-se com dois problemas em relação ao filho: não tem mais condições de mantê-lo na escola e pretende se casar novamente. Para que o menino não passe as férias em casa, ele o manda para ficar com um marceneiro cego que pode tomar o menino como aprendiz. O filme gira em torno desta delicada relação entre pai e filho, dos laços de família e da sensibilidade do menino cego. Descrição da imagem: Três crianças de mãos dadas correndo em um bosque.

A Pessoa é para o que Nasce

Três irmãs cegas. Unidas e que viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela as curiosas estratégias de sobrevivência da qual participam parentes e vizinhos. Vale a pena conferir!